Melhores horários do PRONTO-SOCORRO
SEXTA-FEIRA 07/05/2021 - 02:05
IMEDIATO
EMERGÊNCIA
00:02
URGÊNCIA
00:31
POUCA URGÊNCIA
Tempo para atendimento
médico após cadastro
x

Serviço de controle de infecção hospitalar


O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar é um setor relacionado com a Qualidade e Segurança Assistencial. Atua em todas as unidades do hospital e junto a todos os serviços visando evitar a Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), também chamada de infecção hospitalar.

A equipe é responsável por executar as ações necessárias para a identificação precoce das infecções hospitalares, a fim de garantir a segurança total dos pacientes. É responsável por elaborar e coordenar o PCIH (Programa de Controle de Infecção Hospitalar).

O monitoramento constante das IRAS permite que os processos assistenciais sejam aperfeiçoados. As diretrizes básicas do Programa de Controle de Infecção Hospitalar do Sabará são:

  • Vigilância epidemiológica das infecções hospitalares;
  • Uso racional de antimicrobianos;
  • Higienização das mãos;
  • Educação continuada dos profissionais da saúde;
  • Monitoramento do perfil de resistência e sensibilidade aos antimicrobianos das bactérias causadoras de infecções hospitalares;
  • Padronização, implantação e monitoramento das medidas de isolamento;
  • Educação de familiares, por vários meios, entre os quais a disponibilização de impressos informativos.

Evitar as infecções hospitalares é um importante sinal de qualidade de assistência prestada e também de bem-estar ao assistido e redução significativa de custos e do tempo de internação e danos ao paciente.

Há legislação, manuais de associações de profissionais e órgãos nacionais e internacionais que norteiam as boas práticas, baseados em evidências científicas, visando a prevenção e o controle das infecções.

O Ministério da Saúde exige que todos os hospitais mantenham um programa de controle de infecção hospitalar, destinado a reduzir ao mínimo a incidência e a gravidade das infecções. Neste programa é necessário haver uma comissão multiprofissional. No Sabará, a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) tem mais de 20 membros, entre médicos e enfermeiros, além de profissionais de áreas como nutrição, fisioterapia e limpeza. Esse grupo se reúne mensalmente para estabelecer recomendações, que são colocadas em prática pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

 

  • Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)

No Brasil as CCIHs surgiram na década de 1970 com a preocupação em se conhecer os índices de infecções em hospitais, sendo atualmente de caráter obrigatório em todas as unidades de saúde. Essa comissão é formada por representantes de diferentes áreas do hospital, tendo como responsabilidade definir ações normativas e coordenar todas as atividades de prevenção, investigação e controle das infecções hospitalares, sendo constituída de membros consultores e executores. O Sabará conta com uma CCIH formalmente nomeada, com representantes de várias áreas hospitalares e que se reúne para avaliar os resultados das ações de prevenção de infecção.

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 03/2/2020